Os telemóveis possuem uma placa de circuito impresso (PCB), display de cristal líquido (LCD), teclado, antena, alto-falante, microfone e bateria. O PCB e LCD conjunto, representam 98% do seu impacto ambiental durante a produção e a reciclagem. Esses componentes contêm produtos químicos como por exemplo:níquel, paládio, prata, tântalo, zinco, mercúrio e seus compostos bromados.

A maior parte deles são descartados porque podem infiltrar-se nas aguas subterrâneas de aterros, enquanto as toxinas vindas da poluição atmosférica de telemóveis incinerados podem danificam recursos naturais e têm um grande impacto na cadeia alimentar do ser humano.

Contêem tambem: persistentes, bio-acumuladores e tóxicos (PBT), que tem sido relacionados com o cancro e outros transtornos reprodutivos, neurológicos e relativos ao processo de desenvolvimento.


A reciclagem de telemóveis deve cumprir a legislação existente em matéria de resíduos do ciclo eléctrico no ambiente relativamente aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.

Podemos reciclar os nossos telemoeis num ponto eletrão mais proximo de si...



CONCLUSÃO: É IMPORTANTE RECICLAR OS TELEMOVEIS, DEVIDO A SEREM PREJUDICIAIS AO SER HUMANO E AO MEIO ANBIENTE.

UM PEQUENO JESTO QUE TERÁ UM GRANDE SIGNIFICADO PARA O MEIO ANBIENTE...


Informação retirada do seguinte site:

http://www.zonzoo.pt/por-que-reciclar

Porquê tanta discussão em torno da reciclagem dos telemóveis?

Os resíduos tóxicos oriundos de telemóveis são de preocupação mundial e estão a crescer muito mais rapidamente do que as fontes de resíduos na sua totalidade.

Contêm também muitas substâncias tóxicas, incluindo arsênio, antimônio, berílio, cádmio, cobre, chumbo, mercúrio, níquel, zinco e compostos bromados que podem ser libertadas para a atmosfera e infiltrar-se nas águas subterrâneas, quando queimados em incineradores ou depositados em aterros, o que ameaça seriamente a saúde pública e o ambiente.

Separar os materiais tóxicos desses produtos e descartá-los como resíduos perigosos é muito caro.
Evolução dos telemoveis





Jaderson